quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Espirito Natalino

Gente andei fazendo umas pesquisas por ai do que é espirito natalino e eu ache em dois sites um é vivendo o espirito natalino e o outro é dizendo um pouco !!
Espirito natalino 1
Natal...
É tempo de renascer...
Há um novo ser brotando...
Há que se preparar para esta festa...
Ao longo da história
As pessoas sempre procuraram decifrar
A si mesmas e à realidade
Este é um dos belos empreendimentos humanos.
Liberar-se de um mundo subterrâneo,
E poder passear na superfície...
Férias em que se observa,
O bailado alegre da natureza...
O belo! A beleza!
A beleza sempre foi um atributo divino...
Poder acariciar as flores...
Sentir o vento brando de cada manhã...
Abraçar os raios solares,
Usufruir de toda sua luz, refletí-la!
Quero ser arauto desse emergir, dessa chegada...
Novo é este tempo marcado pela beleza e pela graça...
Para que a semente brote rompendo
A crosta seca da terra...
Que florecerá na paz e união...
Reunião...
Tempo de fraternidade e acolhimento,
Comunhão e crescimento, edificações...
De todo ser humano de boa vontade...
Feliz Natal, ao renascer em Cristo Jesus!!!

Espirito Natalino 2

Ao aproximar-se o Natal, é comum se ouvir a expressão "espírito natalino". Não sei bem o que esta expressão significa, mas parece apontar para um sentimento de bondade um tanto genérica, para um ar festivo recheado de presentes e de consumo, para o encontro festivo de familiares e parentes, para gestos episódicos de sensibilidade para com o próximo carente. Até pessoas que não reconhecem particular valor no nascimento de Jesus de Nazaré entram no "espírito natalino" e dele participam!

Para nós cristãos, "espírito natalino" é sinôni
mo de "advento", isto é, celebração de um acontecimento radicalmente singular que marcou a história dos homens: Deus que se encarnou na pessoa de Jesus Cristo.

Deus que, antes de querer nos elevar à grandeza divina, assume, torna sua a natureza, a existência huma
na! E a redime, isto é, a reconduz à sua nobreza e grandeza originais. No Natal, recordamos e celebramos este acontecimento.

Como é e como deve ser a existência humana se ela é tão nobre e tão grande de merecer ser assumida e redimida por Deus? A caminhada de resposta a esta pergunta, n
a qual estamos pessoal e comunitariamente engajados, constitui a "vida cristã". Esta vida nunca está feita de antemão, mas é sempre um empenho, um caminho, uma luta para que ela aconteça em nossa existência.

É este engajamento na "vida cristã" que nos faz recordar e celebrar o Natal, pois celebrar e recordar significam ter renovada consciência da ''visita" de Deus e renovado compromisso de acolhê-la e recolocá-la no coração.

Natal é um evento que não é passado. Ele tem
sim uma face (a cronológica) ligada ao passado, ma ele vai além do cronológico: é doação livre e amorosa de uma presença que está além e é senhora do tempo: Deus.

Muito mais que cronológico, o Natal é histórico, isto é, presença permanente e eficaz do divino no humano, presença que molda pessoas, povos, culturas e civilizações.

Esta presença se doou na pessoa de Jesus Cristo, pessoa toda especial que se manifestou a nós como aquele que é humano como nós e divino como Deus, aquele que é ponto de partida e de chegada de toda a história.

Celebrar o Natal é celebrar com otimismo o fato de sermos seres humanos. É assumir o viver humano com um viver no qual é possível fazer uma história grande e nobre, divina. Este otimismo embutido no Natal talvez explique uma face surpreendente: a alegria, uma alegria generalizada que contamina a todos, que podemos definir como espírito natalino!

É interessante observar que dizer "vida cristã" e "espírito natalino" é o mesmo, pois a palavra espírito signific
a aquela característica própria do ser humano de ter que viver conscientemente a vida que ele mesmo é, e natalino significa a vontade que isso aconteça em sintonia com o "advento" de Deus na existência humana por Jesus Cristo!

Por isso, "espírito natalino", para nós cristãos, é sempre uma busca, um se dispor novo ao encontro com Jesus Cris
to e com seu santo Evangelho, encontro capaz de transformar aos poucos nossa existência, tornando-a de fato fonte mais capaz de bondade real e inteligente, mais atenta e sensível aos outros, mais sobriamente alegre e jovial.

A expressão "espírito natalino", como é usualmente empregada, talvez ainda seja eco do pouco que restou de uma
herança única e preciosa. E o aborrecimento e tédio que essa expressão provoca em não poucas pessoas talvez seja a saudade reprimida de um "advento" alvissareiro do qual a experiência religiosa e cristã tem consciência e é testemunha.





Um comentário:

  1. Oii, tem selinho pra vc la no meu Blog! Bjuuus

    http://historiasdaquel.blogspot.com/p/selinhos.html

    ResponderExcluir